Sabores Portugueses

Na semana que antecede a festividade, diversos eventos especiais acontecerão em restaurantes parceiros da cidade.

Na segunda-feira (2/06), o tradicional Restaurante Almeida (Av. Ana Costa, 1 – Vila Matias) irá preparar especialmente para a ocasião a famosa francesinha, prato típico do norte de Portugal — somente mediante reserva (13) 13 32327508 ou (13) 996511932.

Na terça-feira (3/06), o restaurante Ibéricos (Av. Senador Pinheiro Machado 121, Vila Matias), irá preparar, no almoço, pratos e entradas elaborados com um insumo muito famoso na região de Trás-os-Montes: a Alheira. No menu, bolinho de alheira, tostada de alheira e bacalhau à Transmontano, todos com 20% de desconto na data.

Na quarta-feira (4/06), o Bar Goiás (Av. Washington Luís, 371 – Boqueirão) será palco da transmissão da Semifinal Liga das Nações, a partir das 15h30, um clássico entre Portugal e Alemanha, com muita cerveja, bolinhos de bacalhau e pastéis fritos na hora para animar os torcedores.

Na quinta-feira (5/06), a partir das 19 horas, o Restaurante Almeida estará de portas abertas com um cardápio especial: caldo verde, bolinhos de bacalhau e vinhos portugueses selecionados da importadora Vinhos e tais. Ótima oportunidade para apreciar a deliciosa culinária portuguesa depois de assistir ao show de abertura no Teatro Braz Cubas.

E na sexta-feira (6/06), um dia antes do início da grande festa, o esquenta será nas ruas do Gonzaga, a partir das 18h30, com o Encontro de Concertinas. A ativação folclórica visa resgatar uma tradição portuguesa, com músicos tocando concertinas e outros instrumentos típicos portugueses. A ideia é convidar o público para a grande festa do final de semana. Ao final do desfile folclórico, haverá confraternização dos músicos no Bar Goiás.

No sábado e no domingo (7 e 8/06), a Praça de Alimentação principal do evento ficará no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 9) num ambiente coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando conforto e comodidade aos participantes da festa. Outra Praça de Alimentação ficará no Santuário Santo Antônio do Valongo, que todo ano participa da festa com suas barracas e restaurantes montados nas dependências da igreja.

Serão cerca de 20 barracas com comidas, bebidas e doces típicos vendidos a preços populares e com parte da renda revertida para a Escola Portuguesa. Entre as delícias oferecidas pelos restaurantes e instituições participantes, estão Bolinho de bacalhau, Arroz de Braga, Sardinha portuguesa na brasa e à escabeche, Caldo Verde, Bifanas, Arroz de Polvo, Arroz de Pato, Espetada madeirense, Variados tipos de bacalhau, Pastéis de Nata e doces conventuais portugueses, Filhoses, Vinhos, cervejas, licores e outras bebidas típicas.

Nos dois dias de festa, estarão presentes os seguintes restaurante e entidades participantes: Escola Portuguesa, Restaurante Almeida, Bar Goiás, Manteigaria do Porto, Casa da Madeira, Típico Madeirense, Vinhos e tais, Donana, Rei do Café, Laticínio Marcelo e Santuário Santo Antônio do Valongo.

A Secretaria de Turismo também incentivou os restaurantes do Centro a abrirem as portas durante os dois dias de festa com pratos tradicionais portugueses. Entre os já confirmados estarão abertos: Tasca do Porto, Estação Bistrô, Armazém 22, Café Carioca, Rei do Café, Quintal Colina, além das cafeterias do Museu Pelé e Museu do Café.

Quem também vai marcar presença na Festa de Portugal é a Rota das Fábricas de Cervejas Artesanais de Santos: Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica, Filomena e Santos Cervejeiros. Elas estarão espalhadas por diversos pontos do evento, em dias alternados, vendendo cervejas de estilos variados como Pilsen, Lager, IPA, APA, Sour, entre outros.

Rolar para cima