A Escola Portuguesa de Santos, em co-realização com a Prefeitura de Santos, com o apoio institucional das Comunidades Portuguesas e o patrocínio master da produtora audiovisual Fixe, expressa sua profunda gratidão a todos que participaram da Festa de Portugal no último final de semana (8 e 9 de junho). A 15ª edição da nossa festa foi marcante, não apenas por sua grandiosidade, mas pela vibrante celebração da cultura lusitana.
A presença portuguesa em Santos é evidente não apenas nos memoráveis azulejos dos prédios históricos do centro, mas também em diversos aspectos da vida santista. Essa influência está presente em padarias, mercados, clubes, hospitais, escolas, faculdades, residências e até no jeito de falar e interagir com as pessoas. Não é à toa que é considerada a mais portuguesa do Brasil não só pela quantidade de imigrantes e descendentes, mas também pela qualidade dessa ocupação, que permeia quase todos os cantos da cidade.
Graças a energia e ligação que Santos tem com Portugal, a festa sempre traz um final de semana com clima totalmente lusitano e repleto de música, dança, culinária, artesanato e fotografias, todas produzidas e apresentadas por portugueses e seus descendentes. E a 15ª edição da Festa de Portugal, foi mais uma oportunidade de resgatar e vivenciar as tradições lusitanas em nossa região. Este ano, tivemos a abertura oficial no SESC Santos, no dia 06/06 : o show de guitarra portuguesa do músico Ricardo Araújo foi um espetáculo à parte, encantando a todos os presentes. Além disso, uma atração nova no evento enriqueceu ainda mais o clima da festa. O fotógrafo e cinegrafista, Rodrigo Francisco, apresentou sua exposição fotográfica.
Assim, a programação da festa foi perfeita, com apresentações que trouxeram alegria e emoção ao público. O cortejo com o Bonde Português, partindo da Praça Mauá até o local da festa, foi uma demonstração da nossa herança cultural. O Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa trouxe a doçura e a alegria das crianças em danças tradicionais, enquanto o Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados Pelo Folclore mostrou a paixão e a tradição em cada movimento.
Os shows musicais foram um capítulo à parte. A música portuguesa com Zago Art Show, a Banda Canto Portugal, a Banda Alma Lusíada, Andreza Mariano e Banda, e Tirolli Band, nos envolveram com melodias que transportaram todos para Portugal. Os grupos de fado, como o Grupo Fado Por Acaso e Ana Carla Lemos, tocaram nossos corações com suas vozes emocionantes. As apresentações dos ranchos folclóricos Cruz de Malta, Casa do Brunhosinho, Casa de Portugal de Praia Grande, Verde Gaio, e o Rancho Folclórico Típico Madeirense, mostraram a beleza das tradições folclóricas lusitanas.
A Festa de Portugal também ofereceu um espaço especial para os miúdos no Arcos do Valongo, com atividades culturais que incluíram contação de histórias e oficinas de confecção de brinquedos com Camila Genaro, proporcionando momentos de diversão e aprendizado para as crianças.
A culinária típica portuguesa foi outro destaque, deliciando o público com os sabores únicos de Portugal. O artesanato português, com suas peças cuidadosamente elaboradas, trouxe arte e tradição para o evento, valorizando ainda mais nossa cultura.
Dito tudo isso, gostaríamos de expressar nosso agradecimento especial a todos os grupos, artistas e ranchos que se apresentaram.
Expressamos nossa profunda gratidão à produtora audiovisual Fixe, patrocinador master da Festa de Portugal, pela sua contribuição para o sucesso do nosso evento. A parceria com a Fixe foi fundamental para trazer a grandiosidade e o brilho que marcaram a 15ª edição da nossa celebração.
Agradecemos também aos patrocinadores Estrutura Construtora Incorporadora e Nova Emergências por seu valioso apoio. Além disso, expressamos nossa profunda gratidão à Prefeitura de Santos pela co-realização e pelo apoio contínuo, que desempenharam um papel crucial na realização da Festa de Portugal. Também gostaríamos de reconhecer e agradecer o apoio incondicional das Comunidades Portuguesas. Sua dedicação e empenho foram fundamentais para preservar e celebrar a rica cultura lusitana em nossa região. E a todos os envolvidos, apoiadores, equipe de produção, voluntários, prestadores de serviço e colaboradores, pais e alunos da Escola Portuguesa, cuja dedicação e esforço foram fundamentais para o sucesso deste evento.
A todos vocês, nosso muito obrigado. A Festa de Portugal só é possível graças à colaboração e ao apoio de cada um de vocês. Continuaremos a trabalhar juntos para manter viva a tradição e a cultura portuguesa em nossa comunidade. Até 2025!